Historia do Esmalte

O hábito de embelezar as unhas não é novo; os antigos egipcios já as  coloriam com henna e os chineses e japoneses  usavam  vários extratos de plantas medicinais, purê de rosas, petalas de orquideas misturados com Alumen (hidratado de potassio- aluminio sulfato - alum depotassio)
Usaram tambem goma arabica com clara de ovo, gelatina e cera de abelhas.

No século 19,  já havia livros que continham instruções para fazer a pintura de unhas. O estigma contra qualquer forma de cosméticos era muito forte e a maioria das mulheres simplesmente lustravam suas unhas com cremes e pós coloridos.


Cuidados para as unhas incluíam massagem com manteiga de cacau, vaselina ou azeite sobre elas para o brilho e saúde.
  Uma mistura composta de óxido de estanho, Carmine, azeite de lavanda e óleo de bergamota, também podia ser misturado e aplicado por manicures.


Um dos produtos  mais vendidos   na época  foi o famoso Hyglo Graf


as mulheres ainda usavam lustrar  em vez de pintar, procurando  massagear com pós coloridos e cremes tornando as  unhas,  brilhantes.


Em 1925, estudos que desenvolviam pinturas para carros (até então só exisitiam pretos e marrons) serviram de inspiração para os esmaltes  tal como o conhecemos hoje.



No inicio dos anos 30, as mulheres pintavam apenas o centro das unhas e com um lapis  branco  passava na meia lua  e deixavam  a ponta nua.
                                                                Propaganda da Cutex





O revolucionário "creme do esmalte" veio da pequena empresa  Elka , com sede em Newark, New Jersey, e era fornecedora de esmaltes  para salões de beleza para quem Charles Revson  começou a trabalhar como representante de vendas em 1931. Charles Revson e seu irmão mais velho Joseph eram distribuidores. Dentro de um ano,  Charles Revson decidiu abrir sua própria empresa  entrando em parceria com seu irmão e um quimico chamado Charles R. Lachman - da Chemical Company Dresden,  (fabricante atacadista e distribuidor  de polimento de unha ) que contribuiu com o "l" ao nome da Revlon. . Revlon foi constituída em 01 de março de 1932. - Revlon Nail Polish Corporation


O esmalte para unha foi o primeiro item de beleza da Revlon. Cremoso  e de longa duração, devia sua superioridade ao uso de pigmentos, o que tambem permitiu uma maior gama de tons vermelhos. Foi uma melhoria em relação a outros fabricantes.


Batons correspondentes às  cores das unhas
A Revlon é frequentemente citada como tendo inventado a idéia de combinar cores de  lábio e unhas,
mas não é bem assim - Cutex, a maior concorrente da Revlon, tinha sugerido essa ideia em 1932, e vendeu batom correspondente a cores de esmaltes por meados dos anos 30 (Revlon não vendia batons naquela época) .
A Revlon popularizou o conceito a partir de 1939-40, quando batons foram adicionados à sua linha.

No Brasil as marcas mais antigas que conheço são a Colorama  (60 anos) e  a Risqué  e Big Universo(40 anos).
Mas a cada dia  surgem mais empresas com propostas inovadoras e quem ganha somos nós que amamos  esmaltes.  Temos pelo menos 30 marcas de esmaltes no mercado nacional.

12 comentários:

  1. Adorei!!! Não sabia de nada disso.
    Meus parabéns pela pesquisa, e por trazer-nos essa informação.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Também não sabia de nada disso, adorei!
    Aproveitando o ensejo... você sabe se a Colorama, a Impala e a Risqué são marcas 100% brasileiras ou são importadas fabricadas no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, até onde eu sei a Imapala e Risqué são empresas genuinamente brasileiras brasileiras. A Colorama pertence a L'oreal uma empresa francesa que chegou no Brasil em 1939. A fabrica da L'oreal é no Rio e tem filial em S.Paulo e é dona de várias várias marcas alem da Colorama.
      bjs

      Excluir
  3. Que lindo esse post, Lila... Muito bem construído e super informativo. Gostei muito de ler sobre a história dos nossos amados esmaltes, não sabia de todo esse processo... Mas foi muito bom aprender mais uma vez contigo... confesso que prefiro essa nossa época cheeia de vidrinhos de esmaltes, seria bem ruim ter que passar esse creme para dar um pigmento nas unhas e ter apenas essa opção, né?! hehehe. Parabéns pelo post, minha amiga.

    ResponderExcluir
  4. Ouvi falar de uma marca de esmaltes chamada Pallermont que minha avo dizia que ela gostava. Gostaria de saber se ela ainda existe.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom? Onde você conseguiu essas informações? Porque estou fazendo a minha monografia e ela é relacionada a esmaltes, eu gostaria de adicionar um pouco sobre a história dos mesmos. Se puder me mandar um e-mail dizendo, é jugbl@hotmail.com! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Muito legal adorei, d+... Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  7. ameeeeeeeiiiiiiii.......

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a pesquisa! Gostei! Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. AMEII A PESQUISA, ESTOU FAZENDO TCC SOBRE ESSE TEMA PRECISAVA DE ALGUMAS INFORMAÇOES

    ResponderExcluir
  10. Uau!Minha afilhada administra uma Esmalteria. Tenho certeza que esse artigo vai somar muito!! Valeu!!

    ResponderExcluir

Algumas regras de etiqueta para comentários por Glorinha Kalil:
- Não escreva tudo em caixa alta, parece que está gritando! Uma palavra ou outra é uma boa pedida para ENFATIZAR;
- Não peça para seguir sem antes seguir. É falta de cortesia!;
- Não fale "te sigo se você me seguir", é deselegante;
- Comente sobre o post, não o fazer pode deixar a pessoa pensando que você não se importa com os outros. Comentários sobre a postagem é a melhor forma de divulgar seu blog;
- Se a pessoa já se inscreveu no seu concurso/sorteio/enquete/ fanpage/ crediário/ outros não fique comentando sobre ele ou insistindo para a pessoa se inscrever de novo;
- Seja educado (a): não fale palavras de baixo calão!
- Sim, pode ser sincero (a).
Se tiver blog ou site, deixe o link para eu visitar também ;)
Beijos!

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...