domingo, 22 de junho de 2014

Esmalte e Alergia


Até  pouco tempo  as opções de esmaltes para alérgicas eram escassas e caras,  mas hoje a indústria tem  investido  em produtos 3 free -  esmalte livre das três  substâncias quimicas  que podem causar alergia: Tolueno, formaldeído e DBP (dibuttyl phthalate) . Esse trio é responsável pelo brilho fixação e durabilidade do esmalte.
"O DBP é utilizado como plastificante e, no esmalte, possui a função de dar brilho e flexibilidade ao filme. O tolueno, derivado do benzeno, é o solvente da fórmula tradicional de esmalte. Já o formaldeído compõe o formol e está presente em algumas resinas do esmalte, tendo como função dar brilho, aderência e durabilidade ao produto"
Mesmo quem não tem alergia pode vir a desenvolvê-la futuramente com o uso frequente de esmaltes compostos por essas substâncias.  Isso ocorre por uma irritação  chamada  dermatite de contato tardia, ou seja, o uso continuado dos esmaltes vai desencadeando a liberação de agentes inflamatórios.

 O tolueno e o formaldeído têm maior poder de irritação. O organismo vai se tornando sensível a elas e, em determinado momento, há a liberação de agentes inflamatórios com o aparecimento dos sintomas entre eles estão:  coceira nas mãos e pescoço, vermelhidão na pele, inchaço nos dedos e olhos e ressecamento e coceira nas pálpebras.
Felizmente  podemos encontrar no mercado várias marcas produzindo esmaltes 3 free,  entre elas a Colorama que desde 2005 excluiu os ingredientes de seus esmaltes com exceção das linhas Única Camada, Nutribases e Cobertura Intensificadora da Cor,  as demais cores são  3free.
Além da denominação 3Free,  existe tambem a denominação 4Free que é aquele esmalte  que alem de não ter  tolueno/formadeído e DBP  não contém a Cânfora. Ela é usada no esmalte como plastificante e em alguns cosméticos como  inibidor de cheiro de alguns ingredientes.  A cânfora é absorvida facilmente pela pele, membranas e mucosas e sua concentração no esmalte precisa ser no maximo de 4% por seus efeitos tóxicos.
Nessa categoria 4FREE ,  está a coleção Gio Antoneli da Hits

A marca Derma nail é 4Free
A partir da coleção Celebrate, lançada em dezembro de 2012, as novas linhas da Impala  (Anos Dourados, Ilusionista, Brilliant Glam, Color Force, Nuvens de Cor , Califórnia e Isis Valverde) são livres de tolueno, formaldeído e DBP.

A L'apogée, tem duas linhas 3Free a Metal e a Shine

A Mohda  ja havia lançado a  coleção de esmaltes candy  3free,  e  agora lança a coleção outono inverno 3free.

A coleção Dream da DNA Italy é  3Free, 


A Top Beauty  

 Anita

Dote

Todas as linhas  da Ludurana 

Essas são apenas algumas das muitas marcas que hoje investem  não só na beleza mas também na saúde de nossas unhas.

6 comentários:

  1. ótimo post, já tinha feito um desses no M&E é sempre bom sabermos que marcas são 3 free ou mais né?!

    Beijos,
    Nanda do Maquiada & Esmaltada

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho dermatite de contato - alergia de esmalte - e fui orientada por minha dermatologista a abandonar por completo o hábito de utilizar esmaltes, independentes de serem ou não hipoalergênicos. Segundo ela, a irritação, na maioria das vezes, é causada pela combinação de resinas e solventes presentes na composição de todo e qualquer esmalte, assim como nas bases, que também fui proibida de usar, apesar de não obedecer a orientação médica e continuar esmaltando as unhas e, por isso,continuar sofrendo com os sintomas da dermatite de contato. Tenho a descamação e prurido na região das pálpebras, interior das orelhas, nariz, em torno da boca e na região do pescoço, além de um ressecamento e sensibilidade intensos nas cutículas, também com prurido intenso e por vezes, insuportáveis. Posso dizer que é bastante sofrido, visto que sempre usei esmaltes e a bendita da alergia surgiu a essa altura do campeonato, quando eu já havia me tornado uma viciada em esmaltes...

    Beijão e sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thalita,
      Pena que sua alergia seja assim tão forte, voce ja tentou usar os esmaltes a base de agua? A Danielle ja fez um post sobre isso aqui:
      http://www.unhabonita.com.br/esmaltes-extase-esmaltes-a-base-de-agua/

      Não tenho visto no mercado pra vender mas a Ella tambem tem uma linha a base de agua que é mais facil de ser encontrada
      http://www.ellaesmaltes.com.br/produtos.asp?sql=21&p=1
      quem sabe usando esses esmaltes voce fica livre dos inconvenientes da alergia mas com as unhas pintadas?
      bjs

      Excluir
  3. a Risqué também está fabricando esmaltes hipoalergênicos ;)

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Ju, mas é uma linha especifica para alérgicos ? o ideal se todos os esmaltes dela passassem a ser hipo .
      bjs

      Excluir
  4. Olá Lila!
    Vim conferir seu post e com as imagens que colocou eu fiquei um pouco mais aliviada,pois se realmente eu adquiri a alergia o meu caso não é dos graves.
    Vou procurar usar mais essas marcas que são para alérgicos,até eu ter uma resposta da dermato.
    Adorei saber que a Anita fabrica,eu não tinha nem ideia.
    Bjim

    ResponderExcluir

Algumas regras de etiqueta para comentários por Glorinha Kalil:
- Não escreva tudo em caixa alta, parece que está gritando! Uma palavra ou outra é uma boa pedida para ENFATIZAR;
- Não peça para seguir sem antes seguir. É falta de cortesia!;
- Não fale "te sigo se você me seguir", é deselegante;
- Comente sobre o post, não o fazer pode deixar a pessoa pensando que você não se importa com os outros. Comentários sobre a postagem é a melhor forma de divulgar seu blog;
- Se a pessoa já se inscreveu no seu concurso/sorteio/enquete/ fanpage/ crediário/ outros não fique comentando sobre ele ou insistindo para a pessoa se inscrever de novo;
- Seja educado (a): não fale palavras de baixo calão!
- Sim, pode ser sincero (a).
Se tiver blog ou site, deixe o link para eu visitar também ;)
Beijos!

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...