quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Hemorragia em lasca

Oi pessoal, tudo bem?
Alguem ja ouviu falar em Hemorragia em lasca?  (nome estranho) isso é um sangramento sob a unha que tem a aparência de uma farpa e vai em direção ao crescimento da unha, parece mesmo que entrou uma farpa de madeira  na unha , geralmente de cor escura meio marrom avermelhada.
Pois bem ,   isso foi o que descobri na unha do meu dedão do pé, quando retirei o esmalte:
.
A causa mais comum de hemorragia em lasca é o trauma  dos capilares sob a unha. Os pequenos capilares estouram , param e há o coágulo, deixando uma linha fina e escura sob a unha. Muitas vezes, quando pensamos em trauma  na unha, imediatamente pensamos em algum tipo de pancada, uma topada  ou  algo pesado que caiu na unha. No entanto, o trauma que causa uma hemorragia em  lasca pode não doer nada, como aconteceu comigo, (nem lembro como ou quando, só vi na hora que tirei o esmalte.) Embora o trauma seja  a causa mais comum, também pode ser causada por infecções fúngicas ou  psoríase, mas  em ambos os casos,  teria provavelmente outros sintomas além do aparecimento da hemorragia.

Não é necessário nenhum tratamento. Com o crescimento da unha a coloração irá subir em direção à borda, deixando um leito da unha saudável no seu lugar. 
Segundo eu li, a hemorragia em lascas  só  é um problema sério, quando a causa não é trauma fisico e ela se espalhar para outros dedos ou unhas, indicando infecção grave e  aí será necessária uma avaliação médica.

Então é isso meninas, é sempre bom estarmos atentas a qualquer sinal diferente em nossas unhas, e pesquisar a causa e buscar tratamento adequado quando necessário.


2 comentários:

  1. nunca vi isso e confesso que deu um pouco de agonia, pois imaginei a farpa enfiada na unha :S
    achei o post muito útil.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Lila!
    Então, estranho mesmo, mas agora que li a respeito, lembrei que já duas vezes vejo tipo uma farpa em dua unhas em períodos diferentes, mas nas unhas da mão, e sumiu com o crescimento. Mas nem me lembro de ter passado por um trauma, rss.
    Obrigada pela informação.
    Beijos

    http://katiaspironelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Algumas regras de etiqueta para comentários por Glorinha Kalil:
- Não escreva tudo em caixa alta, parece que está gritando! Uma palavra ou outra é uma boa pedida para ENFATIZAR;
- Não peça para seguir sem antes seguir. É falta de cortesia!;
- Não fale "te sigo se você me seguir", é deselegante;
- Comente sobre o post, não o fazer pode deixar a pessoa pensando que você não se importa com os outros. Comentários sobre a postagem é a melhor forma de divulgar seu blog;
- Se a pessoa já se inscreveu no seu concurso/sorteio/enquete/ fanpage/ crediário/ outros não fique comentando sobre ele ou insistindo para a pessoa se inscrever de novo;
- Seja educado (a): não fale palavras de baixo calão!
- Sim, pode ser sincero (a).
Se tiver blog ou site, deixe o link para eu visitar também ;)
Beijos!

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...